Publicado em 24 nov 2025 • por Beatrice Bruno •
Com nova entrega, Estado amplia logística da Vigilância e fortalece resposta às doenças como dengue, chikungunya e zika
Reforçando a estrutura da saúde pública e ampliando a capacidade de resposta dos municípios, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), entregou 12 caminhonetes destinadas às ações de Vigilância e Combate às Endemias no interior de Mato Grosso do Sul. O investimento fortalece diretamente o trabalho de prevenção, monitoramento e controle das doenças transmitidas por vetores.
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, os veículos permitirão maior agilidade e eficiência nas ações contra dengue, chikungunya e zika, ampliando a presença das equipes em campo e dando suporte às demandas locais.
As caminhonetes foram adquiridas exclusivamente com recursos federais, totalizando R$ 2.950.008,00, sem contrapartida estadual e sem emenda parlamentar. Com essa nova entrega — somada às 37 unidades já disponibilizadas pela SES — Mato Grosso do Sul passa a contar com 49 veículos destinados ao fortalecimento da Vigilância em Saúde, ultrapassando R$ 11,2 milhões em investimentos. O reforço consolida o compromisso do Estado em garantir mais estrutura e melhor atendimento à população.
Municípios contemplados
As 12 novas viaturas entregues contemplaram os municípios de Deodápolis, Antônio João, Caracol, Eldorado, Figueirão, Iguatemi, Itaporã, Nioaque, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Terenos e Três Lagoas. As primeiras 37 unidades, foram entregues em setembro e foram destinadas para Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Corumbá, Costa Rica, Glória de Dourados, Inocência, Japorã, Jateí e Sonora.
Estratégia estadual
A iniciativa integra a estratégia “Vigilância em Saúde – Vetores SES”, que tem como propósito fortalecer as equipes municipais que atuam diretamente no controle de endemias e na promoção da saúde ambiental. A chegada dos novos veículos garante mais autonomia operacional, rapidez no atendimento e melhoria dos resultados em saúde pública. “Estamos fortalecendo a estrutura da saúde em todas as regiões do Estado, especialmente nas áreas onde a resposta rápida faz toda a diferença. Esses veículos ampliam a capacidade de atuação dos municípios e garantem mais eficiência no combate às endemias. É um investimento que protege vidas e demonstra o compromisso do Governo do Estado com a saúde da nossa população,” Walter Carneiro Júnior, secretário de Estado da Casa Civil.
Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Fotos: Max Arantes


