Publicado em 22 jan 2026 • por Beatrice Bruno •
Nesta quinta-feira (22), o chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Walter Carneiro Junior, recebeu na sede da Casa Civil a comissão organizadora da EMOAB – Encontro da Juventude da Aldeia Urbana Água Bonita, em Campo Grande.
Na ocasião, foi entregue em mãos um documento solicitando apoio institucional para a realização do evento, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, reunindo caravanas de diversos municípios do Estado, como Miranda, Aquidauana, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque e Dourados.
Em 2026, a EMOAB chegará à sua 18ª edição, consolidando-se como um importante espaço de intercâmbio entre jovens indígenas e não indígenas, com foco no fortalecimento da identidade cultural, da espiritualidade e da formação cidadã. A programação inclui apresentações culturais, palestras educativas e momentos religiosos voltados à juventude.
Durante o encontro, Walter Carneiro Jr. destacou que o compromisso do Governo do Estado passa, necessariamente, pela valorização de lideranças responsáveis e comprometidas com ações que beneficiem o coletivo.

“O que faz a diferença são lideranças que pensam no bem comum. O Governo do Estado tem essa sensibilidade de ouvir e atender o coletivo, especialmente quando se trata de iniciativas que promovem inclusão, cidadania e fortalecimento social”, afirmou.
O chefe da Casa Civil também ressaltou a postura institucional adotada pela gestão do governador Eduardo Riedel, baseada no diálogo e no respeito às diferentes posições políticas e ideológicas.
“O governador Eduardo Riedel tem uma preocupação muito clara em manter uma relação institucional madura, respeitando as causas, as ideologias e os partidos, sem narrativas radicais. É assim que conseguimos garantir que as políticas públicas e as entregas cheguem a quem mais precisa”, completou.
Segundo Walter Carneiro, o fortalecimento de parcerias e o incentivo às boas políticas públicas são caminhos essenciais para promover desenvolvimento social e bem-estar coletivo.
A comissão organizadora do EMOAB agradeceu o apoio e a atenção do Governo do Estado, na pessoa do governador Eduardo Riedel, e do chefe da Casa Civil, Walter Carneiro Jr, destacando a importância do diálogo institucional com as comunidades indígenas e com a juventude.
Texto e fotos: Afrânio Pissini, comunicação Casa Civil