A informação foi dada pelo secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, em entrevista nesta quarta-feira
A expansão de programas sociais está na pauta do Governo de Mato Grosso do Sul. Entre as ações que a gestão estadual já desenha para implantar no Estado estão projetos que visam possibilitar aos sul-mato-grossenses a qualificação necessária para ocuparem as vagas que o mercado de trabalho tem ganhado com a chegada de grandes empreendimentos. “Estamos estruturando o Programa CNH Social para também atender a categoria D, a demanda por motorista de caminhão está grande e vai crescer ainda mais com a atração de novos empreendimentos para MS”, destacou o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, em entrevista ao Programa Tribuna Livre, da Capital FM.
Além da possibilidade do documento subsidiado pelo Governo do Estado, a gestão tem olhado para outras áreas que necessitam de profissionais. “Com todas essas indústrias chegando em Mato Grosso do Sul, fatalmente estamos planejando, junto com a Funtrab, ações que visam qualificar nosso povo e dar para o sul-mato-grossense as vagas que estão sendo abertas, não precisando, desta forma, trazer de fora essa mão de obra”, explicou.
Na entrevista, o secretário aproveitou e fez um resumo da visita técnica do staff do Governo na obra da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. O projeto Cerrado, que tem orçamento de R$ 19 bilhões para sua implantação, deve começar a operar em 2024. Com as obras, a cidade já ganhou 8 mil novos habitantes, que atuam na construção da fábrica.
“Ontem tivemos uma rodada de conversa com executivos da Suzano, o governador Eduardo Riedel e o prefeito João Alfredo Danieze e equalizarmos as demandas que vêm surgindo”, contou.
O Estado já tem uma série de ações previstas no protocolo de intenções, assinado em 2021. Entre as propostas estão: implantação de rodovias, como a MS-338, que vai de Ribas à Camapuã; construção de pontes e travessias, base do Corpo de Bombeiros; novas viaturas para a Política Militar; ambulância, revitalização das escolas da rede estadual, além de buscar junto com o Governo federal, a revitalização da BR-262.
“Em muitos pontos já avançamos e outros estamos construindo. A questão é uma só. Assim como Três Lagoas, Ribas está tendo um boom no desenvolvimento e não poderia ser diferente, com esses gigantescos investimentos. Mas, é importante ressaltar que Estado, prefeitura e Suzano estão juntos para atender todas as demandas que aparecem ao logo da instalação da fábrica”.
Nesta última terça-feira (14), o governador Eduardo Riedel, acompanhado com o vice José Carlos Barbosa e mais secretários de Estado, entregou 180 unidades de lote urbanizado, além de dar a ordem de serviço para a 2ª fase da implantação e pavimentação da MS-338, são mais de 110 km que vão ligar Ribas do Rio Pardo à Camapuã, que conta com investimento de R$ 132 milhões do Estado.
“Mato Grosso do Sul vem somando saldos positivos com as novas indústrias. Estamos crescendo, mas acompanhado com o olhar social. Um Estado só cresce forte quando cresce com sua gente. Esse é um dos preceitos dessa gestão estadual”, completou.
Beatricce Bruno, Comunicação da Casa Civil
Fotos: Max Arantes