O Governo de Mato Grosso do Sul mais uma vez sai na frente e consolida seu pioneirismo nas políticas de conservação ambiental e de fomento ao desenvolvimento sustentável. Nesta terça-feira (30), o governador Eduardo Riedel consolidou parceria com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no berço do Pantanal Sul-mato-grossense, na cidade de Corumbá.
Com a meta de implantar uma gestão pautada na sustentabilidade, Mato Grosso do Sul aderiu a certificação do Projeto REDD+ Serra do Amolar, que reconhece os resultados de atenuar o setor florestal em países em desenvolvimento. MS será o primeiro Estado a certificar créditos de carbono relativos a desmatamento e degradação evitados no Pantanal e o primeiro no mundo em áreas úmidas.
O governador Eduardo Riedel participou da solenidade, que ocorreu na sede do IHP. “É uma iniciativa inédita no Estado e no Pantanal. Um mecanismo chamado REDD+ que recebe crédito por desmatamento evitado. É uma iniciativa muito importante porque mostra que o Pantanal tem potencial ambiental e econômico. Acredito muito nessa linha porque isso gera resultados e contribui para preservação do bioma”.
Para o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o país voltou a colocar nas suas pautas a questão ambiental e a parceria com este projeto vai de encontro com a política federal e mundial, que buscam insistentemente a preservação do meio ambiente. “Vejo que Mato Grosso do Sul avança nas suas metas sustentáveis com o pioneirismo que vem sendo conduzida a gestão do nosso governador Eduardo Riedel. Eu espero que Mato Grosso do Sul seja exemplo para os demais gestores no trato das pautas ambientais”, ressaltou o secretário.
A estratégica de tornar Mato Grosso do Sul um território “Carbono Neutro” em 2030.
Municipalismo
O governador Eduardo Riedel aproveitou a visita na Capital do Pantanal para lançar a licitação para pavimentação, drenagem e restauração de diversas ruas de Corumbá, em um investimento de R$ 25,9 milhões.
Os investimentos em infraestrutura urbana nos municípios é um compromisso firmado pelo governador com as 79 cidades do Estado, que está sendo cumprido neste início de gestão. A previsão é que a abertura das propostas da licitação seja em 22 de junho.
Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Fotos: Assessoria Casa Civil